top of page
MVI_4744-1_edited.jpg

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOPEDAGOGIA

A Tapiá busca estruturar projetos e ações de educação ambiental juntamente com outras entidades, para estimular crianças, jovens e adultos a se sensibilizarem para as questões ambientais básicas e importantes para a nossa saúde e a saúde do nosso planeta.
Acreditamos que só a partir dessa compreensão, podemos começar a pensar em ações sustentáveis para reverter situações climáticas no futuro e lutar contra desigualdades sociais presentes em nossa sociedade.
Os projetos e programas de educação ambiental podem ser desenhados e estruturados de acordo com os objetivos e realidade de cada grupo, ou seja, mais do que transmitir informações de forma acessível e motivadora, é necessário construir conjuntamente os cenários e espaços de aprendizagem. Portanto cada intervenção é, e deve ser, única. 

​

Utilizamos conceitos e ferramentas como:

  • Ecopedagogia;

  • Educação Ambiental por meio das artes,

  • Alfabetização ecológica,

  • Educação continuada,

para criar programas de aprendizagem e de troca de experiências sobre o tema, conduzindo vivências e visando promover um maior entendimento, apreço e cuidado com o meio ambiente.

​

A educação ambiental deve ser pensada de modo a respeitar as individualidades e expressões culturais e de território, ser inclusiva e equânime e compreender o indivíduo, seja criança, seja adulto, como ser participante e atuante na sociedade. Abraçar esses desafios requer abordagens criativas e participativas, bem como o engajamento de diferentes atores, como educadores, pais, comunidade e instituições governamentais, na promoção de uma educação ambiental efetiva e transformadora.

bottom of page